Odontologia
HALITOSE(Mau Hálito)


Mau Hálito (Halitose)

 

Halitose significa "mau hálito", um problema que muitas pessoas enfrentam eventualmente. Calcula-se que aproximadamente 40% da população sofre ou sofrerá de halitose crônica em alguma época de sua vida.

Muitas são as causas deste mal, incluindo:

·Higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental);

·Gengivite;
·Periodontite;

·Candidíase (o popular ?sapinho? que acomete crianças e idosos);

·Cáries;

·Ingestão de certos alimentos como, por exemplo, alho ou cebola;

·Tabaco (CIGARRO, CHARUTO, CACHIMBO) e produtos alcoólicos;

·Sensação de boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e alterações do próprio organismo e por menor produção de saliva durante o sono);

·Doenças sistêmicas tais como câncer, alterações respiratórias, diabetes, problemas com o fígado, rins e estômago.

Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Mas, não se esqueça de que muitas pessoas têm este problema quando acordam de manhã, como resultado de uma produção menor de saliva durante a noite, o que permite os ácidos e outras substâncias se deteriorarem no interior da boca. Medidas tais como escovar bem os dentes e língua, e usar fio dental antes de dormir e ao se levantar sempre ajudam a eliminar o mau hálito matinal.

Para prevenir a halitose evite alimentos que causam mau hálito e observe o seguinte:

Escove os dentes no mínimo três vezes ao dia usando um creme dental com flúor para remover a placa bacteriana (película branco-amarelada pegajosa) que se forma sobre os dentes e é a principal causa da gengivite e das cáries. Use O fio dental diariamente para remover a placa e as partículas de alimentos que se acumulam todos os dias. Escovar a língua também ajuda a diminuir o mau hálito, pois existe um grande acúmulo de restos alimentares, microorganismos, células mortas e outros depósitos que propiciam a formação da SABURRA lingual e conseqüentemente levam a halitose.

Remova a dentadura (PRÓTESE) antes de dormir, limpando-a bem antes de recolocá-la de manhã. Não esqueça que durante a noite deve-se sempre colocar a prótese em um copo com água limpa ou soluções para limpeza recomendadas pelo seu dentista.

NUNCA esqueça que próteses fixas, próteses removíveis, prótese totais, implantes ou outras formas de reabilitação bucal sempre devem ser bem higienizadas!

Faça uma higienização correta e cuidadosa diariamente para remover a placa bacteriana que se instala entre os dentes e sob a gengiva. Se essa placa não for retirada, pode endurecer e formar o tártaro (ou calculo), que só poderá ser retirado pelo dentista.

Pode-se ainda utilizar outros dispositivos de limpeza bucal como:

 Escovas interdentais ou multicerdas, escovas unitufo ou bitufo, escovas para próteses, fita dental, passa-fio, limpador ou raspador lingual, enxagüatórios ou bochechos bucais, que serão indicados pelo dentista após uma consulta, dependendo da necessidade.

Limite a ingestão de açúcares e alimentos que contêm amido, principalmente alimentos pegajosos. Quanto mais você come entre as refeições, maior a formação da placa bacteriana e conseqüentemente das doenças bucais.

Lembre-se que a boa higiene bucal é a condição essencial para manter um sorriso bonito e saudável durante toda a vida.

 

Consulte seu dentista periodicamente para um exame profissional detalhado ou uma limpeza.

 

Você MERECE esse cuidado!!!

 

Escrito por::

Dr. Fabio Rodrigues e Antonieli Trevisan





Categorias:
Convenções Coletiva
Informações Gerais
Medicina
Odontologia
SECOVI DE OUTRAS REGIÕES
Todas Notícias